Mata apresenta nova queda semanal na curva de contágio por covid

01/08/2020 às 09h39

Com um aumento de 13% na quantidade de novos casos de covid-19 em relação à semana anterior, o período entre 24 e 31 de julho apresentou o menor crescimento do mês em Mata de São João. O percentual ficou bem abaixo da média das últimas quatro semanas, que foi de 22%,2%. Já a quantidade de pacientes recuperados apresentou um aumento de 55% no mesmo período.

Entre os dias 1 e 31 deste mês, o percentual de curados superou o de contaminados. Em comparação com junho, houve aumento de 193,7% na quantidade de recuperados, frente a 131,5% de novos casos. De acordo com levantamento da Vigilância Epidemiológica, 70% dos testados como positivo no município não têm mais a doença.

Esses resultados, aliados às ações de prevenção e a estruturação da Rede Municipal de Saúde, respaldaram a gestão municipal para liberar hoje a retomada gradual de segmentos econômicos que estavam fechados. Nesta primeira fase serão reabertos os restaurantes, os parques temáticos e os pontos turísticos. O prefeito Marcelo Oliveira explica que esta etapa inicial da retomada estava prevista para acontecer há 15 dias.

“Porém o aumento da curva, registrada na primeira quinzena do mês, provavelmente em decorrência do período junino, nos fez esperar”, explica o prefeito. “Estamos fazendo a retomada, com muita cautela, porque a situação em Mata de São João está controlada, por enquanto, e porque temos um protocolo com regras bem rígidas de segurança sanitária à serem seguidas”, alerta Oliveira.

A cada quinze dias, novos segmentos empresariais voltam a funcionar. As fases irão avançando desde que se mantenham estáveis os números de novos casos. Havendo aumento, retoma-se a fase anterior, até que a curva se estabilize, ou retoma-se o decreto de restrições.

Em tratamento – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na tarde de ontem (31), 389 pacientes contraíram o coronavírus em Mara de São João. Desses, 296 já estão curados, 82 estão em tratamento domiciliar e apenas três estão hospitalizados. Cinco pessoas morreram vitimadas pela doença. A taxa de letalidade em Mata de São João é de 1,2%, abaixo das da Bahia (2,9%) e do Brasil (3,47%).