Mata amplia vacinação para portadores de qualquer comorbidade

02/05/2021 às 12h08

A Secretaria de Saúde de Mata de São João prosseguirá amanhã (3) com a vacinação contra a covid-19. Além dos idosos com idades a partir de 60 anos e dos profissionais de Educação com mais de 40, serão imunizadas as pessoas com qualquer tipo de comorbidade (conjunto de doenças associadas), a partir de 50 anos de idade..

Até a sexta passada, o público portador de comorbidades que estava sendo vacinado era apenas os imunossuprimidos, transplantados e trissomias. Porém o município ampliou a imunização para pacientes que possuem associação entre duas ou mais doenças, ao mesmo tempo.

No caso do coronavírus, doenças preexistentes como diabetes, hipertensão, asma e tuberculose estão entre as principais que podem afetar e agravar o estado de saúde de pacientes, levando à internação ou mesmo à UTI.

Os pacientes com comorbidades que forem se vacinar nos postos de Saúde da Família onde são assistidos, terão seu cadastro checado pelos profissionais de saúde nos locais. Já os que são acompanhados na rede particular ou em outros locais, terão que levar atestados médicos, exames ou receitas para comprovação.

Profissionais de Educação – Os profissionais da rede municipal de educação com 40 anos e mais terão que levar documento de identificação e o contracheque de março para serem vacinados.

Os idosos a partir de 60 anos e os portadores de comorbidades que estão impossibilitados de se locomoverem, serão vacinados nas suas residências.