Comerciantes elogiam reforma do Centro de Abastecimento

02/06/2020 às 17h42

Na manhã desta terça-feira (2) o Prefeito Marcelo Oliveira se reuniu com representantes dos comerciantes do Centro de Abastecimento de Mata de São João. O objetivo do encontro, que aconteceu na Casa da Cultura e seguiu todas as recomendações de proteção contra o COVID-19, foi mostrar o projeto de requalificação do espaço e dialogar sobre a necessidade de aprovação, pela Câmara de Vereadores, do projeto lei que dispõe sobre a liberação do financiamento, para dar início às obras.

O projeto está no legislativo desde o final de abril, mas o presidente da casa e os vereadores da oposição não têm demonstrado boa vontade para colocá-lo em votação e aprová-lo. Trata-se de um empréstimo de R$ 5 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF), já autorizado pela Câmara de Vereadores, por unanimidade, desde ano passado.

Porém, a Caixa exigiu uma pequena alteração na lei, em relação às garantias de crédito e, por isso, há necessidade de uma nova aprovação. Em sessão realizada dia 29 de abril o projeto foi enviado pela prefeitura para ser votado em caráter de urgência, mas o presidente e os vereadores de oposição votaram pela sua retirada.

O projeto de requalificação do principal centro de compras de produtos agropecuários, confecções e eletroeletrônicos da cidade, onde trabalham 271 permissionários, foi iniciado desde 2017. Finalmente chega à fase de conclusão, para dar início aos trâmites de construção. Mas, agora, a Prefeitura e os comerciantes esbarram na falta de interesse da oposição na Câmara de Vereadores.

“Está na hora de a gente fazer uma arrumação ali, dar uma requalificada naquele local. Estamos falando em beneficiar diretament quase 300 famílias de comerciantes (em grande parte, agricultores familiares) e mais toda a população de Mata de São João. Esse investimento não foi decidido agora. Tem dois anos que a gente vem estudando e elaborando esse projeto”, explica Marcelo Oliveira.

Urgência nas obras - A comerciante de alimentos Rilza Bonfim endossa as palavras do prefeito e clama aos vereadores que priorizem a aprovação do empréstimo. “Acredito que precisa ter esta reforma. Nós merecemos, o povo de Mata de São João merece, e por isso a reforma tem de acontecer agora. Tem que aproveitar esse momento de Coronavírus, que está tudo parado, para fazer essas obras”, apela.

Rilza Bonfim conta que gostou muito do projeto. “Vai ficar muito bonito. Recebemos muita gente de fora e todos vão ficar com uma boa impressão do nosso Centro e da nossa cidade. Dei até alguns palpites e acho muito importante que funcione também aos domingos”, opina. A comerciante diz acreditar que do jeito que vai ficar, o novo Centro de Abastecimento será um atrativo muito importante para a cidade.

Marcelo Oliveira detalha que o Shopping Galeria, que está sendo construído pela Prefeitura, e o novo Centro de Abastecimento, impulsionarão o comércio da cidade. O Shopping Galeria será segmentado para o comércio de produtos eletroeletrônicos.

O gestor explica também que, depois de muito estudar e analisar as alternativas, a Prefeitura identificou uma excelente linha de financiamento junto à Caixa, a juros baixos, com carência de 12 meses e parcelamento em 10 anos.

“A prestação mensal custará pouco mais de 40 mil reais por mês. Muito pouco para o benefício permanente que trará para o comércio da nossa Cidade”, finaliza o Prefeito.