Obras de abastecimento de água do Pôr do Sol começam em 15 dias

03/08/2020 às 17h44

As cerca de 40 famílias da comunidade do Pôr do Sol, no 20 Mil, terão água encanada dentro dos próximos 60 dias. Em atendimento a uma solicitação da Prefeitura de Mata de São João, a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) dará início às obras de uma adutora na localidade em 15 dias.

Este é um pleito antigo dos moradores do Pôr do Sol, que finalmente pôde ser atendido, devido ao grande esforço da gestão municipal. O Município, através da Secretaria de Agricultura e Pesca (SEAGRI), teve de intervir junto a uma empresa particular, para que 2,7 quilômetros de tubulação possa passar por suas propriedades.

A Prefeitura havia cavado um poço para abastecer a comunidade, mas a qualidade da água não é confiável, devido à influência dos poços de petróleo no lençol freático. “Mas trabalhamos incansavelmente junto a Embasa, que atendeu à nossa solicitação e finalmente levará água para essas famílias”, explica a secretária da SEAGRI Adriana Nunes.

Sem a intervenção da Prefeitura, dificilmente a Embasa poderia abastecer a comunidade. O acesso entre a adutora do Entroncamento e o Pôr do Sol, por onde a tubulação vai passar, é de propriedade da empresa Petroreconcavo. Mas prefeitura conseguiu, junto aos proprietários, a cessão dos locais para a companhia de abastecimento instalar a adutora de água.