Jornada Pedagógica aborda Ensino híbrido e reinvenção do professor

09/02/2021 às 14h17

Professores, coordenadores e diretores da Rede Municipal de ensino de Mata de São João participaram nesta segunda-feira (08) da abertura da Jornada Pedagógica 2021. Pela primeira vez, de forma virtual, o público participou de palestras interativas, com um time de convidados de renome nacional. As aulas da rede municipal começam na próxima segunda-feira (15).

Na abertura da Jornada, que teve participação de 427 educadores, o Prefeito João Gualberto lembrou que para a Educação, o ano começa com a Jornada Pedagógica. O prefeito ressaltou a importância do retorno gradativo às aulas presenciais.

“Muito além do aspecto pedagógico, do aspecto acadêmico, a volta dos alunos e a volta dos professores à sala de aula é muito importante. Tem a alimentação, tem o contato pessoal, a brincadeira das crianças e isso tudo está fazendo muita falta”, destaca Gualberto.

O secretário de Educação do município, Alex Carvalho, agradeceu a presença em massa do corpo docente. Ele ressaltou que a pandemia fechou as portas físicas das escolas, mas os alunos continuaram estudando e aprendendo. “O coronavírus não parou a Educação em Mata de São João. Tivemos que reinventar a aprendizagem no contexto que fomos inseridos”, diz.

A primeira palestra do dia ocorreu pela manhã. Com tema “Caminhos possíveis da gestão Escolar em meio à Pandemia”, o encontro virtual foi ministrado pela educadora Marilene Ferreira. De acordo com a professora, o advento da pandemia trouxe medos, incertezas, dúvidas, isolamento, mudanças comportamentais e revelou que a escola é essencial e pode existir fora dos muros dos prédios.

“O COVID-19 mostrou que a educação é mais que conteúdo. São inter-relações entre pessoas e saberes. Esta pandemia nos ensinou que mesmo com as escolas fechadas, o papel do professor é essencial na implementação das políticas educacionais e é preciso aprender sempre. Os desafios são possibilidades de novas descobertas”, explica Marilene Ferreira.

Júlio Furtado - O encontro da tarde iniciou com o canto do músico Allan Brasil. Logo em seguida o professor Júlio Furtado iniciou sua palestra, na qual abordou o retorno presencial dos alunos às aulas.

O educador contou como está sendo sua experiência no ensino híbrido e deu dicas de como dividir o tempo e o conteúdo e como criar novas estratégias para que os alunos permaneçam engajados e não dispersem.

A Jornada continua hoje (9) e amanhã, com palestras voltadas para educadores da Educação Infantil, diretrizes educacionais, currículo prioritário e planejamento da primeira unidade.