Famílias prejudicadas pelas chuvas recebem ajuda financeira

15/05/2020 às 23h45

Na tarde desta sexta-feira (15) o prefeito Marcelo Oliveira esteve, junto com a secretária de Ação Social Carmó Silva, na Vila do Sauípe, no Litoral de Mata de São João, para entregar cheques com valores entre um e três salários mínimos, para 13 famílias. Tratam-se de pessoas que tiveram suas casas alagadas no último domingo (10) e perderam móveis e eletrodomésticos.

Os beneficiados são moradores do Condomínio Vila Sauípe, do projeto Minha Casa Minha Vida, e a entrega foi realizada na Escola Antônio Paiva Tolentino. Denominada legalmente de beneficio eventual, a ajuda está amparado pela Lei 788, revisada e sancionada pelo prefeito e aprovada pela Câmara de Vereadores no dia 31 de maio deste ano.

Ao entregar os cheques aos representantes de cada família, Marcelo Oliveira explicou que os valores são para mitigar os prejuízos causados pela chuva e parabenizou o empenho da Secretaria de Ação Social, para poder entregar a ajuda em um tempo muito curto.

“Estamos entregando esses cheques da Prefeitura agora porque os servidores da Ação Social foram muito eficientes. Acolheram, cadastraram, fizeram o levantamento das perdas e produziram todos os processos em tempo recorde. Alguns servidores que viraram à noite trabalhando, porque cada indenização tem um processo exaustivo e burocrático”, explica Marcelo Oliveira.

O vereador Bira da Barraca enalteceu a iniciativa da Prefeitura. “Na minha condição de vereador e de líder de Governo, tenho que agradecer ao prefeito, em nome de Mata de São João.

“A gestão está sempre atenta às necessidade das pessoas e, em meio a uma pandemia, trabalha para beneficiar essa comunidade, que sofreu com a enchente”, complementa Bira da Barraca. O vereador Jair Bispo e o subprefeito do Litoral Hélio Vianna também estavam presentes na Escola

Ajúda importante - Um dos contemplados com o benefício eventual, o morador Genevaldo da Conceição agradeceu a ajuda e o cuidado da Prefeitura e garantiu que o valor recebido vai ser de muita valia. “A água chegou meio metro dentro de minha casa, mas graças a Deus ninguém se feriu ou perdeu a vida. Tivemos perda material, mas a Prefeitura está nos amparando”, elogia.

“É um recurso que ajuda bastante. Vou comprar a porta da casa e alguns móveis”, celebra Conceição. O morador, que é nascido na Vila do Sauípe e reside no Condomínio Vila Sauípe há mais de 8 anos, explica que depois da construção da Linha verde, da chegada dos hotéis (há mais de 20 anos) e das obras da Embasa, nunca havia acontecido uma enchente na localidade.

Barro Branco – Na próxima segunda-feira, será a vez de 25 famílias da localidade do Barro Branco, também no Litoral matense, receberem o benefício eventual. Elas também tiveram prejuízos causados por alagamentos nas suas residências. A entrega acontece às 14h, na Escola Municipal Isaac Marambaia. O prefeito Marcelo Oliveira estará presente.