1775

Prefeitura Municipal de Mata de São João

Pular para o conteúdo

Município firma convênio com Sebrae para desenvolvimento

15/07/2021 às 14h31

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Mata de São João caminha para um modelo de gestão em inovação e tecnologia. Pensando nisso, o gestor do município e secretários das pastas de turismo, agricultura e educação, além de representantes das secretarias de Promoção Social e Combate a Pobreza e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, estiveram reunidos ontem (14), com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A equipe responsável pela unidade de ambientes e negócios do Sebrae discutiu com o Município projetos para as mais diversas áreas, afim de melhorar os serviços já prestados e implementar novos, voltados para o desenvolvimento econômico, educacional e social da cidade. As propostas foram discutidas a partir das necessidades. Três projetos começam a ser executados em agosto.

Educação – O programa voltado para educação tem por objetivo a inclusão de matérias sobre competências empreendedoras para alunos do ensino fundamental.  Para isso, professores irão participar de uma capacitação e todos os alunos receberão livros didáticos. O processo de aprendizagem será acompanhado pelo Sebrae durante o período de duração das aulas.

Ao final do processo, os alunos devem realizar uma feira empreendedora, para que possam demonstrar em prática, a aprendizagem. Os lucros obtidos retornam para os alunos de maneira escolhidas entre os jovens e o grupo diretor da unidade.

Turismo – O Sebrae também apresentou planejamentos que visam o  Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), além de capacitação de ambulantes para melhora e estabelecimento de padrão de atendimento e consultoria para empresários. Esta ação visa identificar as deficiências de cada empresa e ajudar na retomada das atividades, bem como melhorar a gestão de possíveis pacotes e inclusão ou melhora dos canais digitais.

Agricultura – Parte da merenda escolar do Município é adquirida dos agricultores locais, mas o município deseja mais. O intuito é que os pequenos lavradores produzam 100% e a prefeitura amplie o consumo da produção rural. Para isso, a instituição expôs propostas de mapeamento e incentivo aos produtores locais, desenvolvimento de práticas de fomento para que jovens identifiquem as oportunidades no campo e empreendam com a matéria prima.

O Sebrae já participa de projetos como o AGRIFAM e pretende criar ainda mais eventos estratégicos do mesmo seguimento.

Promoção Social e Combate a Pobreza – Ações junto ao Centro de Referência de Assistência Social que atendam os inscritos no programa e insiram tais pessoas no mercado formal, desenvolvam habilidades para caso queiram, obtenham renda através do empreendedorismo.

Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda – Ajudar pequenos empreendedores a instrumentalizar o que já tem, acelerar individualmente e em grupo quem está buscando uma trilha na atividade já desenvolvida.

Os projetos na área de educação, turismo e agricultura já tem previsão para execução no inicio de agosto.