Máquina varredeira garante mais eficiência na limpeza das ruas

16/07/2020 às 19h23

Dentro dos esforços para manter Mata de São João cada vez mais limpa, a Prefeitura continua realizando diversas ações, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP). A utilização de uma maquina varredeira de rua, de propriedade do Município, tem dinamizado a varrição de espaços públicos da Sede e do Litoral.

A SEOSP, que em maio contratou cerca de 100 agentes de limpeza, através de REDA, e em junho terceirizou o serviço de coleta de resíduos, colocou a varredeira Karcher MC 130 para funcionar a todo vapor. O equipamento tem auxiliado as equipes na limpeza de praças, avenidas arborizadas, vias, sarjetas e na retirada de detritos.

O equipamento é utilizado também para coletar os resíduos gerados em roçagens, umedecer as partículas de materiais colhidos e realizar a aspersão de água. A varredeira, que possui um par de vassouras giratórias, tem uma produtividade de, em média, 10km de sarjetas varridas por dia.

É cinco vezes maior se comparada ao trabalho braçal. Ela ainda conta com um sofisticado sistema de câmeras que possibilita a visualização da traseira do equipamento do e do material sugado.

“A utilização desta máquina é parte de um esforço muito grande do Município, para proporcionar uma maior qualidade de vida à população, através do zelo e da limpeza dos ambientes públicos”, explica o secretário da SEOSP, Áureo Franco Júnior.

“Essas ações se fazem necessárias, sobretudo em época de pandemia causada pelo novo coronavírus, quando as pessoas mais precisam de segurança sanitária. Até para evitar outras doenças, como Dengue, Zika e Chikungunya”, alerta o secretário.