Município inicia Programa de Empreendedorismo para alunos
Na noite da última segunda-feira (13), aconteceu simultaneamente, nas Escolas Municipais Monsenhor Barbosa, na Sede e João Pereira Vasconcelos, no Litoral, a aula inaugural do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, uma parceria da Prefeitura Municipal de Mata de São João, através da Secretaria de Educação com o SEBRAE.
Os professores monitores participaram de capacitação com consultores do SEBRAE/BA, trazendo inúmeras inovações para a prática pedagógica. O projeto busca possibilitar o crescimento pessoal e desenvolver práticas de trabalho em equipe encorajando e incentivando o potencial empreendedor dos alunos para que, futuramente, estes venham a explorar oportunidades de negócios.
O JEPP visa estimular o espírito empreendedor e a orientação para os negócios entre os 560 jovens e adultos, que cursam da 1ª à 8ª série na Rede Municipal de Mata de São João. A ideia é que os alunos possam incorporar a cultura do empreendedorismo.
Durante a aula inaugural, diversos empreendedores da cidade puderam palestrar e dividir suas experiências com os alunos, uma delas foi Tainã Pires, idealizadora do projeto Pirão da Tai, uma iniciativa que surgiu como brincadeira no início do isolamento social causado pela Pandemia e hoje, é uma fonte de renda.
“Eu comecei a experimentar receitas para passar o tempo e hoje forneço para fora, com clientes fixos”, explicou a empreendedora. “No início, não foi fácil e muitas pessoas disseram que eu desistisse, mas fui perseverante e acreditei em meu potencial, acreditem no potencial de vocês”, incentivou Tainã.
Cristiane Barros da Hora, aluna assídua da EJA, trabalha com reciclagem e já deixou claro que vai aproveitar a oportunidade do curso para expandir seus negócios. “Trabalho para mim, sou independente, tenho meu próprio dinheiro, que vem do meu suor”, contou emocionada. “Eu vou aprender muito aqui para aumentar ainda mais o meu empreendimento”, finalizou.
Para o secretário de Educação, Alex Carvalho, a iniciativa representa mais um importante passo para o ensino público do município. “Hoje alcançamos mais uma grande conquista, principalmente, neste momento, para os alunos da EJA, que terão a oportunidade de se reinventar na vida profissional”, afirmou.