Oficina ensina panificação a beneficiários do SUAS

18/11/2021 às 09h20

Nesta semana, a Prefeitura de Mata de São João, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, iniciou a primeira oficina do Programa “Transformar para Semear – Semear o presente para transformar o futuro”.

A primeira turma da Oficina de Iguarias Natalinas, Pães Artesanais e Sequilhos está sendo realizada na Escola Elias José, no bairro do Caboré. Com duração de 5 dias, e carga de 20 horas, a inciativa vai formar 15 alunos por turma.

De acordo com a secretária da pasta, Rita Miranda, essa é uma oportunidade para que as pessoas possam se reposicionar no mercado de trabalho, “a oficina permite que o aluno possa conseguir uma vaga de emprego ou até mesmo iniciar a vida de empreendedor”, destacou, Rita Miranda.

Características e qualidade das massas, métodos de preparo, noções sobre os nutrientes que compõem os alimentos, introdução à panificação artesanal, métodos de preparo, higiene dos utensílios, equipamentos, manipuladores e ambiente de trabalho, higiene na preparação dos alimentos e técnica para o preparo de fermento natural estão entre os conteúdos do curso.

Além da teoria, os alunos estão colocando a mão na massa e experimentando a alquimia da preparação durante as aulas ministradas pela Chefe Márcia Almeida. Cada um está recebendo apostila com todas as receitas praticadas durante a oficina.

As vagas são ofertadas prioritariamente para pessoas inscritas no Cadastro Único ou beneficiárias de Programas do Governo Federal, como o CRAS e CREAS. O pré-requisito para inscrição é estar devidamente cadastrado nos programas da secretaria.