Mata de São João

Projeto Semear & Colher: Parque da Cidade recebe Feira Agroecológica nesta quarta

23/01/2023 às 15h42

Uma parceria entre a empresa de petróleo e gás natural Alvopetro e a Prefeitura de Mata de São João está melhorando a vida de 10 famílias de agricultores da Zona Rural. Elas estão irrigando suas produções com água reutilizadas de outros consumos, através do sistema denominado Bioágua.

Esta ação é uma contrapartida da empresa Alvopetro, instalada em Mata de São João.  O sistema de Bioágua Familiar é uma tecnologia social desenvolvido para potencializar a agricultura familiar. Ele dá uma destinação social e ambientalmente correta à água normalmente descartada no solo, após o uso nas residências (banho, lavagem de pratos, de roupas, pias, etc).

Fruto dessa iniciativa, acontece na próxima quarta-feira, 25, juntamente com a tradicional Feira da Agricultura Familiar, a Feira Agroecológica, no Parque da Cidade. A iniciativa, que faz parte do projeto Semear & Colher, visa incentivar a agricultura familiar e a economia solidária na zona rural do município.

A programação, que iniciará a partir das 9h, contará com Roda de Conversa sobre agroecologia, meio ambiente e economia solidária, além de apresentação musical. Algumas famílias beneficiadas pelo projeto farão a comercialização de alimentos produzidos através da agricultura familiar.

A Feira Agroecológica conta também com apoio da CESOL – Centro Público de Economia Solidária - Ba.

A iniciativa da empresa Alvopetro, executada pela AVSI Brasil, se propõe à redução da pobreza rural, para além da subsistência, incentivando à geração de renda através do aumento da produtividade agrícola familiar, além da educação alimentar e agroecológica, tendo em seu escopo as premissas da sustentabilidade.

O Bioágua consiste em um conjunto de três partes complementares. Filtro biológico (filtra as águas que chegam com sabão e resíduos); tanque de reuso de água (armazena água filtrada, bombeada para uma caixa elevada e que segue por gravidade para o quintal produtivo); e o sistema de irrigação por gotejamento.