1775

Prefeitura Municipal de Mata de São João

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Mata de São João

Prefeitura realiza inspeção para certificação orgânica de agricultores

Fonte: Ascom
23/02/2023 às 16h11

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Prefeitura Municipal de Mata de São João, através da Secretaria de Agricultura (SEAGRI), realizou de maneira gratuita entre os dias 7 a 16 de fevereiro o processo de inspeção por auditoria de 15 produtores matenses. No método de certificação orgânica, as propriedades passaram por inspeção técnica da certificadora IBD avaliando a adequação aos procedimentos requeridos para a qualificação do produto, como barreiras vegetais, manejo do solo, aspectos trabalhistas, preservação e conservação do meio ambiente.

Atualmente, a Prefeitura realiza a compra da merenda escolar com agricultores locais, atendendo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A partir da certificação, novas unidades de produção serão incluídas, beneficiando não apenas os produtores que obtêm renda através da comercialização mas também os alunos, uma vez que consomem cada vez mais produtos de qualidade. 

Em termos gerais, para adquirir o selo de produção orgânica o produtor deve contratar uma empresa certificadora e apresentar um plano de produção para a contratada e manter registros atualizados de informações como a origem dos insumos, aplicação e o volume produzido, as instalações do estabelecimento devem estar sempre disponíveis para vistoria e avaliação do inspetor, caso seja solicitado.

Após a visita, o inspetor elabora um relatório no qual são indicadas as práticas culturais e de criação observadas, o que permite detectar possíveis irregularidades com relação às normas de produção estabelecidas. Estes relatórios são encaminhados para determinação sobre a concessão do certificado que habilita o produtor a utilizar o selo orgânico.

Uma certificação individual pode custar de R$4 a R$8 mil reais. Para os produtores matenses o custo é zero, uma vez que estão sendo realizados pela Prefeitura através do Programa +Capacitação, desenvolvido em parceria com o SEBRAE.

O produtor Marivaldo Santos, 37 anos, é um dos 15 agricultores beneficiados com o programa. O consumo de orgânicos trouxe vantagens para sua vida pessoal.  “O certificado para mim foi bom. Mas comercializo meus produtos e aconselho que todos consumam orgânico porque é bom para saúde. Eu mesmo faço meus exames e estou sempre em dias, fazia uso de medicação para controle da hipertensão e hoje não faço mais”, pontua o produtor.

Conforme o engenheiro agrônomo da SEAGRI, Thércio Vieira, o certificado garante que o produtor possa agregar valor ao seu produto e a iniciativa do município é de grande valia para todos. “Poucos municípios investem na certificação orgânica por ser um serviço caro, a iniciativa da Prefeitura de Mata é de muita importância. E a certificação é mudança de paradigma ambiental e social”, disse.

Para a inspetora do IBD, Carolina Rosa, a certificação proporciona ganho ao produtor, meio ambiente e sociedade. “O maior ganho é na qualidade de vida. Uma produção convencional economiza trabalho e não poupa o campo. No orgânico o produto é mais saudável, o tempo de prateleira é maior e o produtor não está exposto ao uso desordenado de químicos”, destaca.

Certificadora - O  IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural) é a maior certificadora de produtos orgânicos da América Latina e a única certificadora brasileira de produtos orgânicos com certificação internacional. Localizado em Botucatu- São Paulo, desde a sua fundação, o IBD atua em todos os estados brasileiros e em mais de 20 países.