Gestores de Mata e de Salvador debatem sobre crédito popular

23/04/2021 às 15h31

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEDEER) de Mata de São João estiveram reunidos na manhã de ontem (22) com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador, Mila Correia, e com a vereadora Cristiane Correia.

O motivo do encontro, que aconteceu na capital baiana, foi a troca de informações sobre o projeto de crédito popular, que os dois municípios estão implantando. O secretário da SEDEER de Mata de São João, Joel Feldman, esteve acompanhado da sua equipe e do diretor Tributário do Município Wellington Lázaro.

Na capital, o programa Cred Salvador prevê oferta de microcrédito de R$ 500 a 25 mil, para pequenos empreendedores e autônomos, e está aguardando aprovação da Câmara de Vereadores.

Em Mata de São João, um programa similar está em fase de estudos, para ofertar créditos de até R$ 5 mil, com juros bem abaixo de mercado, períodos de carência para começar a pagar e sem a burocracia que os bancos exigem.

Nas duas cidades os financiamentos terão como fonte de recurso o tesouro municipal. De acordo com Joel Feldman, o programa tem como objetivos fomentar a economia local, promover autonomia financeira aos pequenos empreendedores, além de livrá-los da burocracia e das taxas abusivas.

Feldman explica que o programa revolucionário faz parte de um conjunto de ações que Mata de São João está desenvolvendo, para alavancar a economia local, além de valorizar e capacitar os pequenos e médios empreendedores da cidade.