Mata de São João celebra hoje (28) o dia do Agricultor

28/07/2020 às 16h31

Hoje (28) é comemorado oficialmente no Brasil o Dia do Agricultor. A Prefeitura de Mata de São João reitera as celebrações e parabeniza todos os trabalhadores do campo do país, em especial os agricultores do nosso município. A data faz referência à criação do Ministério da Agricultura, em 1960.

Mata de São João tem se dedicado com um carinho especial à atividade agrícola, que é o ofício mais antigo da humanidade e tem uma tradição muito grande no município. Há aproximadamente 16 anos, a Prefeitura vem desenvolvendo políticas públicas para proporcionar ao homem do campo toda condição técnica e administrativa para a produção e para a gestão da atividade.

“Temos investido, através da nossa Secretaria de Agricultura e Pesca (Seagri), na capacitação, no suporte técnico para o plantio, a colheita, a criação e a comercialização de produtos, e no fornecimento de insumos e equipamentos. São mais de 800 agricultores e pecuaristas familiares, cadastrados pelo Município”, explica a secretária da Seagri Adriana Nunes.

Ao longo desses anos, Mata se tornou referência na agricultura orgânica. O Município fomenta, através de capacitação técnica e do fornecimento de insumos, uma produção de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos.

O Capacitar, o Salvação da Lavoura e o Kit Coletivo, são alguns dos principais projetos de apoio à atividade agrícola. A Seagri também tem buscado parcerias junto a órgãos como Sebrae, Banco do Brasil, Bahia Pesca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), entre outros, para possibilitar capacitações técnica e administrativa, além de investimentos para financiar projetos de agricultores, de associações e de cooperativas do município.