1775

Prefeitura Municipal de Mata de São João

Pular para o conteúdo

Tecnologia e história unidas na estreia do mapping no Castelo

28/09/2021 às 10h32

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na última sexta-feira (24), tecnologia e história proporcionaram um casamento espetacular aos presentes no evento de lançamento do mapping no Castelo Garcia D’Ávila, na Praia do Forte.

O vídeo mapping ou mapeamento de vídeo é uma técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos, construções ou superfícies irregulares. Agora, quem visitar as ruínas do castelo poderá conferir a história do monumento em vídeo, sendo projetado nas paredes que um dia foram responsáveis por abrigar a família Garcia D’Ávila.

Além das belezas naturais que proporcionam um enquadramento único a Casa da Torre, logo na entrada, é possível conferir algumas peças e artefatos que foram escavados das ruínas do Castelo e agora estão expostos, assim como pinturas históricas que remontam memórias de mais de 400 anos.

História - Considerada a primeira grande edificação portuguesa no Brasil, a ruína da Casa da Torre de Garcia D’Ávila é um patrimônio cultural brasileiro construído em 1551 por Garcia D’Ávila que chegou à Bahia em 1549 com o primeiro governador geral, Thomé de Souza.

É a única construção das Américas com características medievais, localizada no alto da Colina de Tatuapara na Praia do Forte. Atualmente é administrado pela Fundação Garcia D’Ávila que é responsável pela preservação e manutenção da edificação.