Ação Social esclarece regras para recebimento de cestas básicas

29/05/2020 às 18h32

A Secretaria de Ação Social (Secaso) de Mata de São João informou, na tarde desta sexta-feira (29), que a distribuição das cestas básicas é realizada de acordo com a localidade de residência de cada cidadão. As equipes estaão nas comunidades, atendendo as pessoas já cadastradas, independente da categoria em que estão vinculadas. Os cronogramas encontram-se nas redes sociais da Prefeitura.

As pessoas que ainda não têm cadastro, e se enquadram no perfil sócio-econômico para receberem o benefício, poderão fazê-lo entre as próximas segunda (1) e sexta-feira (5). Técnicos da Secaso atenderão na Sede (Escola José Astrogildo - Centro) e no Litoral (Escola João Pereira - Açuzinho), para fazer novos cadastramentos.

A secretária de Ação Social, Carmó Silva, explica que têm direito ao benefício as famílias em vulnerabilidade social, já cadastradas nos programas da prefeitura, pessoas desempregadas (que não recebem seguro desemprego) e trabalhadores informais (mototaxistas, músicos, ambulantes, artesãos, entre outros), que possuam alvarás de licença do Município.

Para ter acesso ao benefício, as famílias têm que ter renda de até meio salário mínimo. Vale ressaltar que, além das cestas distribuídas pela Ação Social, todos os cerca de 10 mil alunos da Rede Municipal de Ensino também recebem, enquanto as aulas estão suspensas. A medida, da Secretaria de Educação, foi iniciada em abril, com previsão inicial de três meses, e tem o objetivo de compensar as três refeições diárias da escola.

Documentos necessários para cadastramento:

RG (Titular e todos os residentes da casa);

CPF (Titular e todos os residentes da casa);

Comprovante de residência;

Certidão de nascimento dos filhos;

Certidão de casamento (se houver);

Carteira de trabalho.