1775

Prefeitura Municipal de Mata de São João

Pular para o conteúdo

Rede municipal e IFBA retomam aulas presenciais

29/06/2021 às 14h44

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na próxima segunda-feira (5) serão retomadas as aulas presenciais do curso de Informática para Internet, ministrado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA). O retorno do cronograma presencial seguirá os mesmos protocolos de segurança que vem sendo praticados nas escolas municipais.

As aulas presenciais do IFBA foram suspensas em março de 2020, em decorrência da pandemia do coronavírus. Durante esse período, os alunos deram continuidade aos estudos na modalidade à distância.

"Esse retorno presencial é muito importante. Muitos jovens estão evadindo, deixando seus estudos, e nós não podemos permitir que isso aconteça. Fazer um curso ministrado por uma instituição reconhecida como o IFBA é um diferencial na vida deles", pontua o secretário de Educação do Município, Alex Carvalho.

Durante os meses em que as aulas presenciais foram suspensas, o atendimento foi virtual, o que levou muitos alunos à desistência. “Ficamos tanto tempo em casa por causa da pandemia, que ao retornar às aulas em EAD, muitos tiveram dificuldades de adaptação, o que causou algumas desistências” afirma Dayane Kelly Araújo, de 23 anos.

“Foi na dificuldade que vimos a importância das aulas presenciais, para o entendimento do curso e para que possamos nos formar e completar esse ciclo” reforça a estudante.

Divisor de águas - A chegada do IFBA à Mata de São João foi um divisor de águas para o município. Pela primeira vez um curso técnico profissionalizante se instalou na cidade de forma gratuita. Mata é uma das únicas cidades que custeia integralmente essa parceria com o IFBA.

Os encontros serão realizados na Universidade Aberta do Brasil (UAB), de forma escalonada, de segunda à sexta-feira, das 17h30 às 21h30. O retorno presencial é facultativo, os demais que optarem por continuar remoto terão o suporte do Plantão Remoto.

Protocolos - O protocolo de segurança sanitária adotado pelas secretarias de Educação (SESAU) e de Saúde (SESAU) prevê que, quem apresentar sintomas gripais permaneça em casa, realize o teste e informe à UAB.

Entre as principais normas implementadas para um retorno seguro, estão o uso obrigatório de máscara, lavagem constante das mãos, uso do álcool a 70% e o distanciamento social.