1775
Logo
Prefeitura Municipal de Mata de São João

Última atualização: 07 junho 2023 às 11:57:39


Mata de São João participa imersão educativa em Boston - Iniciativa busca inspirar para a tomada de decisões para criação de condições, diretrizes e políticas públicas de fomento à integração curricular da aprendizagem criativa

Publicado em 26/05/2023 às 10h48



 


Mata de São João está entre os seis municípios do Brasil, que estão participando do projeto Expedição Criativa, em Boston, um dos principais polos educacionais dos Estados Unidos. Na oportunidade, as secretarias de educação poderão conhecer práticas educacionais inovadoras, trocar experiências e aprofundar conhecimentos em locais de referência para a abordagem da Aprendizagem Criativa. Mata de São João está representada pelo secretário de educação Alex Carvalho e as professoras da rede, Erileia Espedito e Ana Cláudia Oliveira.


Essa Expedição, que tem como temática ‘Impulsionando a educação integral dos estudantes com o Programa Escolas Criativas’ é um momento importante do programa, tanto para o compartilhamento de experiências, quanto para o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado nas redes de ensino. 


Em uma semana de imersão e intercâmbio, os viajantes estão conhecendo locais de referência, como o instituto de pesquisa MIT Media Lab, onde surgiu a abordagem da Aprendizagem Criativa e o Scratch (ferramenta de computação criativa que permite que crianças e jovens criem histórias, jogos e animações). Também vão visitar escolas que utilizam na prática as ideias da abordagem, como a Acera, e ter a chance de uma conversa direta com gestores da High Tech High, rede que possui ampla experiência na aplicação da aprendizagem baseada em projetos. 


Durante a viagem, o secretário e educação de Mata de São João, Alex Carvalho reforçou que o objetivo é ampliar o olhar da rede municipal de ensino para a adoção e implementação de práticas de aprendizagem criativa, com enfoque em pontos específicos, mobilizados a partir de vivências que propiciem resultados mais significativos.


“Estamos aqui focados na observação de práticas que promovam a equidade e inclusão, para garantir oportunidades de aprendizagem conectadas com os interesses e as necessidades dos estudantes. Que ofereçam espaço para a escuta e expressão de suas vozes, identidades, e que incentivem o constante reconhecimento dos educandos enquanto agentes de transformação social de suas realidades”, explicou Carvalho.


Além dos representantes da Educação de Mata de São João, estão profissionais das secretarias municipais de Coruripe (AL), Joinville (SC), Bragança (PA), Várzea Grande (MT) e da rede estadual de Alagoas. Todos participam do Programa Escolas Criativas, uma iniciativa que conta com o apoio e parceria da Fundação LEGO, da Fundação Lemann e da RBAC (Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa), e que tem como objetivo transformar as escolas públicas em locais cada vez mais instigantes, significativos e mão na massa para todos os estudantes.





Por favor, ajuste suas preferências

Você poderá modificá-las a qualquer momento