1775

Prefeitura Municipal de Mata de São João

Pular para o conteúdo

PROGRAMA DE TESTE RÁPIDO DE GRAVIDEZ

Detalhe do Programa

Responsável

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Descrição

Metas

A oferta do TRG apresenta-se não apenas como insumo, mas como dispositivo que oportuniza o diálogo sobre a saúde sexual e a saúde reprodutiva, com identificação de fatores de risco à saúde e intervenções em tempo oportuno.

Indicadores

Atendimentos Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva.

Resultados

Possibilita a melhoria do acesso à Atenção Básica para atender as mulheres adultas, as jovens e as adolescentes em fase reprodutiva e suas parcerias, informando e acolhendo os diversos significados que a reprodução pode ter para cada pessoa, em diferentes momentos da vida.

Informação Adicional

A Rede Cegonha (RC) foi lançada em 2011 pelo governo federal e consiste em uma rede de cuidados que visa a assegurar às mulheres e crianças o direito à atenção humanizada durante o pré-natal, parto/nascimento, puerpério, abortamento, planejamento reprodutivo e atenção infantil em todos os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da implantação dessa tecnologia é oferecer o acesso à detecção precoce da gestação, com acolhimento da equipe de Atenção Básica (AB) e orientações baseadas nas necessidades singulares de cada usuária. Desta forma, as ações da equipe de Atenção Básica em Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva serão ampliadas, possibilitando: ? A detecção precoce da gravidez para início do pré-natal em tempo oportuno. ? A identificação de situações oportunas para uso de anticoncepção de emergência: relação desprotegida, ocorrida em até cinco dias, em situação de gravidez indesejada; ocorrência de violência sexual. ? A orientação para planejamento reprodutivo. ? O acolhimento e o atendimento de mulheres adultas, jovens e adolescentes e casais em situação de gravidez indesejada. ? A identificação e o atendimento de mulheres adultas, jovens e adolescentes em situação de violência sexual. ? A detecção de situações de risco para gravidez indesejada. ? A orientação para mulheres e casais com dificuldades conceptivas. ? A identificação de situações de exposição ao risco de infecção por doenças sexualmente transmissíveis (DST), HIV e hepatites virais com oferta dos testes rápidos para a mulher e parceria sexual.